12 Dicas para fotógrafos iniciantes

Para quem está iniciando ou mesmo para aqueles que têm mais tempo na área, todo conhecimento é válido. Por isso, relembrei o dia em que participei do Workshop de Direção de Fotografia, voltado principalmente para cinema e produções audiovisuais, com o professor Leandro Cunha, e separei algumas dicas. Nesse artigo vou te passar 12 dicas práticas para fotógrafos que aprendi. Acompanhe e coloque em prática:

1. Faça agora!

Muitas vezes ficamos presos em desculpas para não iniciar um projeto, e esse é nosso pecado. Pegue um celular, uma câmera emprestada, mas dê seu primeiro clique agora e comece a ter experiências. Amanhã você vai ser certamente melhor que hoje.

2. Guarde seu equipamento corretamente

O corpo da câmera deve ser guardado separado da lente. Na hora do transporte, a regra é a mesma, cada um com seu espaço, em uma bolsa própria, para evitar danos.

3. Guarde sua lente em modo manual

Durante o transporte sua lente fica vulnerável a impactos. Por se tratar de um equipamento frágil, qualquer pressão pode danificar o motor de foco. Então deixe a lente em modo manual, assim ela vai gerar o movimento do impacto e correr menos riscos.

4. Leve itens para todas as situações

Fitas, tesoura e até gel de arnica, esses são alguns itens que devem estar na bolsa de um fotógrafo. Estar pronto para qualquer problema ou apto a fazer qualquer “gambiarra”, mostra o nível de comprometimento do profissional com o trabalho.

5. Monte seu kit de limpeza

O equipamento fotográfico é sensível e precisa de cuidados. Ter em mãos um kit de limpeza é essencial para a manutenção do equipamento na hora necessária. Um kit pode ter: lenços de papel macio, pincel de cerdas macias, flanelas, soprador de ar, sprays para limpar lentes de óculos ou próprios para lentes fotográficas, para uma limpeza mais profunda.

6. Separe tudo em bolsinhas etiquetadas

Na bolsa de um profissional da fotografia pode-se encontrar muitas coisas como equipamento, acessórios, carregadores, cabos e afins. Uma coisa que o professor Leandro Cunha usa muito são as bolsinhas ou “necessaires”, para guardar tudo de forma organizada. Todas possuem uma etiqueta padrão para uma rápida identificação do material.

7. Coloque etiquetas no seu equipamento

Faça etiquetas padrões para os seus equipamentos, com seu nome e telefone. Assim você vai evitar que seu material seja confundido com o de outra pessoa, e caso você o perca, pode ter a sorte de alguém bem intencionado o achar e devolver. Isso serve para as suas câmeras, assim como também para seus pequenos acessórios, como um adaptador.

8. Garimpe brechós

Nesses lugares você pode encontrar filtros e acessórios com preços baixos. Se você for amante da fotografia da velha guarda, também é possível achar câmeras antigas, de filmes preto e branco. A dica é ir em brechós de todas as cidades que visitar.

9. Como montar um set de gravação

Todo fotógrafo precisa saber fazer gravações e na hora de arrumar um cenário, a regra é clara; de baixo para cima, com tudo voltado para um ponto. Primeiro marque com fitas no chão o ponto onde o modelo ficará situado. Depois coloque o tripé voltado para esse ponto, e em seguida coloque sua câmera para testar o ângulo e a distância. A partir disso, as luzes e os microfones são posicionados.

10. Coloque o tripé da forma correta

Para garantir a estabilidade do tripé é necessário que ele seja posicionado da forma certa, ou seja, com uma perna para frente, deixando as outras duas para os lados. Essa dica é muito válida principalmente para quando não temos um tripé muito pesado.

11. Teste todas as áreas

O mundo da fotografia é muito grande. Você deve testar todas as áreas e aprender diversos tipos de técnicas. Isso vai te tornar um profissional mais completo e informado.

12. Seja visto!

Nada cai no céu, então se você não planeja, executa e mostra seus trabalho para outras pessoas, dificilmente vai ter oportunidades incríveis. Converse com outros profissionais, vá a cursos, execute projetos, troque informações. Faça seu nome e trabalho ser lembrado e reconhecido.

Conclusão

Sempre procure agir da forma mais profissional possível. Guarde seu equipamento corretamente, esteja preparado e estude muito as técnicas necessárias. Nesse dia aprendi muito com um mestre na área de filmagens, e se ele depois de tanto tempo na área, utiliza essas dicas, é por que são valiosas.